O país assinala hoje, 12 de Outubro, o Dia do Professor, profissional de educação cuja missão é transmitir o conhecimento aos alunos, sendo, por isso, agente indispensável no crescimento e desenvolvimento económico.
O Dia do Professor é celebrado após a realização, semana passada, do primeiro Conselho Coordenador do Ministério da Educação e Cultura nesta era do Presidente Daniel Chapo. O Chefe do Estado, aquando da tomada de posse, fez questão de sublinhar o seu reconhecimento à importância da Educação para o desenvolvimento do país, assumindo o compromisso de dedicar maior atenção à expansão e melhoria da qualidade do ensino, por ser o alicerce do futuro da nação.
O Presidente sublinhou que não há desenvolvimento sem educação de qualidade e acrescentamos que não há educação de qualidade sem a devida valorização do professor, pois é o professor que desperta as mentes e descobertas, incentiva os alunos, as comunidades e ajuda a descobrir oportunidades para um futuro melhor.
No actual contexto, o exercício da profissão de professor no nosso sistema educacional enfrenta desafios significativos, como a sobrecarga de horários, a superlotação das turmas ou as condições precárias das salas de aula em determinados pontos do país.
Nas páginas desta edição do domingo, partilhamos com o nosso leitor histórias de superação de professores afectos na educação especial, os quais, mesmo sem os devidos materiais didácticos, operam milagres e ajudam alunos especiais a desenvolver conhecimentos e aptidões para a vida. Leia mais…

