ISABEL JEREMIAS
Quatro indivíduos, de 19, 20, 24 e 31 anos de idade, encontram-se detidos na 4ª Esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM), na cidade de Chimoio, província de Manica, acusados de roubo de cinco motorizadas nos distritos de Chimoio, Macate e Machaze.
De acordo com Mouzinho Manasse, chefe do Departamento de Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Manica, os suspeitos abordavam as suas vítimas durante a noite, em locais sem iluminação pública.
“Eles estendiam cordas na via pública para provocar a queda dos moto-taxistas e atacavam-nos com armas brancas e aponderavam-se das motorizadas e outros bens”, afirmou.
Segundo Manasse, o processo-crime já foi remetido ao Ministério Público para responsabilização dos indiciados, sendo que cinco motorizadas foram recuperadas, estando em curso diligências para localizar e devolver os restantes meios aos seus proprietários.
Um dos casos mais graves ocorreu em Marrera, no distrito de Macate, onde a vítima, um mototaxista, transportava uma gestante para a maternidade do Hospital Provincial de Chimoio (HPC) por volta das 21 horas e foi violentamente agredido.
Manasse conta que a mulher só recebeu ajuda de populares passadas duas horas e conseguiu chegar ao hospital, mas deu à luz um nado-morto.
Desde o início do ano, a PRM recuperou 25 motorizadas e deteve 29 suspeitos, na maioria jovens.