ISABEL JEREMIAS
A Feira de Emprego e Empreendedorismo realizada hoje, na cidade de Chimoio, atraiu diversas empresas e centenas de candidatos que estão em busca de novas oportunidades de emprego e estágios profissionais.
Organizado pelo Instituto Nacional de Emprego (INEP) Delegação de Manica, o evento teve como objectivo promover o emprego e o empreendedorismo e criar um espaço para a troca de experiências entre entidades dos sectores primário, secundário e terciário.
Segundo Viriato Wetela, delegado provincial do INEP em Manica, a feira contou com a participação de 48 expositores de diferentes áreas produtivas e, no total, foram disponibilizadas 167 oportunidades de estágio, das quais 15 eram vagas efectivas de emprego.
O Secretário de Estado na província de Manica, Lourenço Lindonde, afirmou que a feira representa uma plataforma importante para promover soluções de empregabilidade e inovação, ao proporcionar o contacto directo entre empresas e candidatos.
Ele destacou ainda que iniciativas como essa contribuem para a geração de auto-emprego e emprego formal, sobretudo para os jovens da província.
Lindonde exortou o INEP a continuar a trabalhar em estreita colaboração com as empresas no sentido de criar mais oportunidades de emprego e renda para a juventude, por meio de um diálogo permanente com o sector produtivo e da implementação de medidas ativas voltadas à promoção do emprego.
Além da emissão de bilhetes de identidade, os participantes também puderam tratar de passaportes, NUIT e outros documentos essenciais.