Mais de 1300 alunos da Escola Primária Completa 12 de Outubro de Nkobe, município da Matola, província de Maputo, deixam de estudar sentadas no chão a partir da próxima segunda-feira com a entrega hoje de 200 carteiras duplas pela edilidade local.
A medida está inserida na estratégia do município, cujo objectivo é aliviar o sofrimento das crianças, assim como dos professores.
O equipamento foi distribuído para oito salas de aulas, correspondente a 24 turmas, cujos alunos se sentavam no chão. Aliás, a Escola Primária Completa 12 de Outubro conta com 2245 alunos da 1 a 6 classe, distribuídos em 46 turmas.

A escola tem 21 salas de aula. Todas elas não estavam equipadas. A escola é também usada como salas anexas da Escola Secundária de Nkobe.
Júlio Parruque, presidente do Conselho Municipal da Matola, disse que o compromisso da edilidade é resolver este problema que apoquenta a comunidade estudantil ao nível da autarquia.
” Começamos ano passado com este processo de equipar as escolas com carteiras. Este ano entregamos 800 carteiras, estamos a preparar mais 1000 para o início do próximo ano lectivo. Estamos ainda a contribuir com a construção de salas de aulas”, referiu.
Júlio Parque afirmou que a edilidade vai construir ainda no presente ano casas de banho e duas salas de aulas na Escola Primária Completa 12 de Outubro de Nkobe.
Entretanto, anunciou que brevemente será lançado um concurso para a construção de 15 salas de aulas na autarquia.