A Estrada Nacional número 6 (EN6) está a registar um movimento intenso de viaturas de transporte de carga que se estende por várias dezenas de quilómetros na província de Manica.
Conforme apuramos junto das autoridades alfandegárias estabelecidas no Posto Administrativo de Machipanda, o movimento desusado está associado ao aprovisionamento de matéria-prima por parte das empresas dos países do Interland, tendo em vista a aproximação do Fim do Ano, período no qual muitos fornecedores internacionais estabelecem períodos de licença para o gozo de férias.
Por outro lado, as nossas fontes indicam que a criação de locais remotos para o estacionamento de camiões visa reduzir a pressão e organizar a circulação deste tipo de veículos ao longo da N6 sem criar congestionamento no Posto Fronteiriço de Machipanda que é incapaz de responder à demanda que agora se regista.
Contudo, o que se observa na EN6 é que a quantidade de camiões que seguem no sentido Porto da Beira para Machipanda é tão intenso que obstrui o trânsito e torna a circulação perigosa.

