– Quatro milhões de pessoas poderão sofrer os impactos da época chuvosa
Está prevista a ocorrência de cheias e inundações urbanas, entre Janeiro e Março de 2026, período correspondente à segunda metade da época chuvosa que inicia em Outubro próximo.
A informação faz parte do prognóstico referente à próxima época chuvosa, apresentado juntamente com os cenários hidro-meteorológicos na sexta-feira, em Maputo, durante a sessão do Fórum Nacional da Antevisão Climática.
As previsões apontam para três cenários, designadamente secas, chuvas e ciclones, estimando-se que pelo menos quatro milhões de pessoas poderão sofrer os impactos da ocorrência dos fenómenos, cerca de 20 por cento das quais necessitarão de assistência.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INAM), nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro de 2025 prevê-se a ocorrência de chuvas normais com tendência para acima do normal para a província de Gaza, assim como grande parte de Inhambane, Maputo e Manica, incluindo uma pequena extensão do sul de Sofala. Estão previstas chuvas normais com tendência para abaixo do normal para grande parte de Cabo Delgado e Nampula e regiões de Maputo, no período de Janeiro, Fevereiro e Março de 2026.
Segundo a Direcção Nacional de Gestão de Recursos Hídricos, para o período compreendido entre Outubro, Novembro e Dezembro do corrente ano espera-se risco moderado de ocorrência de cheias nas bacias Leia mais…

