TEXTO DE REGINA NAETE
A prestação de cuidados de saúde está cada vez melhor no Hospital Geral José Macamo, cidade de Maputo, fruto das obras de reabilitação de vários compartimentos, com destaque para o bloco operatório, enfermarias e maternidade.
Ainda que falte a entrega de alguns compartimentos em fase final, a direcção daquela unidade sanitária já se mostra satisfeita pelo impacto das intervenções.
As obras iniciaram em 2023 com a finalidade de melhorar o fluxo de atendimento e outros serviços. Segundo avançou Ermelinda Chamba, directora do hospital, as obras centravam-se apenas no bloco operatório, que era um dos sectores mais críticos.
No entanto, o Governo ganhou apoio do Banco Mundial que permitiu alargar as intervenções para outros sectores.
Devido às obras no bloco operatório, maternidade, enfermarias e banco de socorro, os serviços destas áreas foram transferidos para espaços provisórios. A boa nova é que a enfermaria voltará a receber os pacientes a partir da próxima semana.
Com uma parte reabilitada, o bloco operatório ganhou nova sala designada recubro, que está a ser preparada para receber os doentes após as cirurgias.
É um espaço que dispõe de todos equipamentos necessários. “O recubro é onde os doentes vão ficar a repousar até se recuperarem da cirurgia. E depois, Leia mais…

