TEXTO DE AGNALDO JOSÉ
Um incêndio de grandes proporções, registado na tarde de quinta-feira, reduziu a cinzas o estabelecimento turístico Safaris Lodge da África Oriental, de capitais sul-africanos, em Chizavane, distrito de Mandlakazi, em Gaza, deixando 60 trabalhadores em risco de perder os seus postos de trabalho.
O gestor dos recursos humanos da empresa, Vasco Cumbe, tranquilizou ao domingo que não houve vítimas humanas, sendo que todos os hóspedes foram socorridos para lugares seguros, mas sublinhou, sem quantificar, que os prejuízos materiais e financeiros são avultados.
Segundo Vasco Cumbe, por conta do infortúnio, todos 60 funcionários efectivos e alguns sazonais, contratados no Verão, no período de maior demanda, ficaram sem os postos de trabalho. Contudo, referiu que a empresa está a trabalhar com os seus avaliadores de seguros para determinar a extensão total dos danos e os passos a seguir.
A causa do incêndio ainda está a ser investigada, mas suspeita-se que tenha sido provocado durante a produção de carvão vegetal, em que as chamas da estufa teriam se alastrado para uma mercearia, depois para uma casa de escultura e, por fim, de forma descontrolada, o fogo atingiu a estância turística, concretamente a recepção, clínica, lavandaria, loja, bar, restaurante principal e vários quartos de hóspedes. Leia mais…

