Início » Professores aposentados tencionam alfabetizar mulher rural

Professores aposentados tencionam alfabetizar mulher rural

Por Hercília Marrengule

A incapacidade de assinar o próprio nome continua a ser, para muitas mulheres moçambicanas, uma barreira que as afasta de oportunidades económicas e sociais. O problema, que afecta sobretudo viúvas e mulheres carenciadas em zonas rurais, impede-as de aceder a créditos agrícolas ou formalizar pequenas actividades de subsistência.

Foi para responder a esta realidade que a recém-criada Associação dos Professores Aposentados da Universidade Pedagógica (APAUP) elegeu a alfabetização da mulher como uma das suas principais apostas, visando impulsionar o desenvolvimento comunitário. Para o efeito, de acordo com a presidente do Conselho de Direcção da agremiação, Florência Jonasse, em entrevista ao domingo, a associação, que detectou estas lacunas durante trabalhos de campo, pretende garantir que as mulheres rurais consigam aceder ao crédito e, assim, melhorar a sua condição financeira.

“Além da formação, que terá início em Outubro, queremos promover intercâmbios para que este grupo obtenha documentos básicos como o bilhete de identidade, que também é uma barreira para o acesso ao crédito”, detalhou.

A alfabetização, porém, é apenas uma das áreas de intervenção. A agremiação, que reúne 25 membros formalizados e outros em processo de adesão, quer colocar a experiência acumulada ao longo dos anos de serviço em benefício da sociedade. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana