Início » VI CONFERÊNCIA MUNDIAL DOS PARLAMENTOS: Privilegiar multilateralismo na solução de conflitos

VI CONFERÊNCIA MUNDIAL DOS PARLAMENTOS: Privilegiar multilateralismo na solução de conflitos

Por Domingos Nhaúle

Os presidentes de parlamentos de todo mundo comprometeram-se a trabalhar para promover um debate público, defender as práticas democráticas e pautar pela diplomacia parlamentar para a efectiva paz e o entendimento entre os povos.

Trata-se de um compromisso assumido quinta-feira no fim da VI Conferência Mundial dos Presidentes de Parlamento realizada em Genebra, Suíça, onde Moçambique esteve presente com uma delegação chefiada pela presidente Margarida Talapa.

O evento, organizado pela União Interparlamentar, em coordenação com o Conselho Nacional do Parlamento da Confederação Suíça, decorreu num ambiente cordial no palácio das nações, na sede das Nações Unidas.

Nos debates havidos, os intervenientes defenderam que as lideranças políticas têm o dever moral de servir como modelos para resolver as inquietações da população, nomeadamente as mudanças climáticas, conflitos armados, entre outros males que violam a Carta das Nações Unidas sobre os Direitos Humanos. Porque o mundo vive em constante turbulência, as lideranças parlamentares entendem ser importante o recurso ao multilateralismo para encontrar as soluções eficazes e abrangentes. Com efeito, condenaram a erosão acelerada do multilateralismo e o crescimento de perspectivas egoístas e de políticas que ignoram as complexas realidades no terreno. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana