TEXTO DE ALFREDO ARMANDO
A Avenida Josina Machel, que liga a zona de antiga Coca-Cola até Circular de Maputo, tem uma extensão de 28 quilómetros e é actualmente o espelho da degradação de algumas vias principais no município da Matola. Está praticamente em estado de abandono, após sinais de reabilitação no início deste ano.
A estrada permite ligações entre vários bairros, além de viabilizar o transporte de produtos por parte de empresas e fábricas, considerando a produção industrial daquela área.
Na última época chuvosa, a mobilidade das pessoas transformou-se num martírio. Além da degradação da via, os utentes queixam-se da poeira levantada pelos automobilistas, uma vez que algumas secções estão praticamente sem asfalto.
Bizar Abudo mora na Machava Socimol-15 e queixa-se da frequência de doenças respiratórias. “Estamos muito agastados. Já passam meses, as autoridades municipais nunca vieram, pelo menos, regar a via. Nas nossas casas está cheio de poeira. Mesmo para lavarmos roupas e estender é muito difícil”, lamentou.
Abudo exerce sua actividade comercial nas proximidades da via e disse que perante este cenário recorre à máscara para se protegerda poeira criada pelos “chapeiros” e camiões que circulam à alta velocidade.
“Estamos sujeitos a isso. Pedimos ao município que intervenha. Estamos à deriva”, partilhou com preocupação. Leia mais…

