O Parlamento do Malawi 2019- 2025 foi dissolvido antes das eleições gerais de 16 de Setembro, que darão início a uma nova caminhada na presidência da República, no Parlamento e liderança do governo local para o mandato 2025-2030.
A presidente da Assembleia Nacional, Catherine Gotani Hara, fez o anúncio na semana finda, observando que a dissolução é uma exigência constitucional num ano em que estão pendentes eleições gerais.
Segundo o presidente da Câmara, todas as operações da Assembleia Nacional envolvendo deputados, incluindo legislação, supervisão e representação, cessam após a dissolução. No entanto, Hara indicou a possibilidade de convocar novamente a Assembleia Nacional em circunstâncias particulares, conforme estipulado na Constituição do país.
Com efeito, num comunicado, foi referido que se o presidente considerar o surgimento de uma crise constitucional ou uma emergência, entre a dissolução da Assembleia Nacional e as eleições gerais, poderá convocar novamente o Parlamento exclusivamente para esse fim.
Entretanto, no seio da corrida eleitoral, já se esperava que pelo menos 20 candidatos presidenciais apresentem os seus documentos à Comissão Eleitoral do Malawi de 24 a 30 de Julho. De entre os concorrentes, está o Presidente em exercício, Lazarus Chakwera, do Partido do Congresso do Malawi; Leia mais…

