O Presidente da República, Daniel Chapo, destacou a importância das autoridades tradicionais na pacificação das comunidades, na resolução de conflitos e na mobilização das populações para os programas de desenvolvimento sustentável.
O Chefe do Estado moçambicano, que falava ontem num encontro que manteve com o Régulo Mangunde, uma das mais respeitadas e influentes autoridades tradicionais do distrito de Chibabava, na província de Sofala, sublinhou que o seu compromisso é com todos os moçambicanos, independentemente da sua filiação ou origem.
“Valorizamos profundamente o papel das autoridades tradicionais, que têm sido verdadeiros guardiões da nossa identidade, da estabilidade comunitária e da convivência pacífica entre os cidadãos”, afirmou o Chefe do Estado.
Por sua vez, o Régulo Mangunde agradeceu a visita e manifestou
abertura para continuar a colaborar com o Governo em prol do
desenvolvimento da sua região e da consolidação da paz. Sublinhou, ainda, que a liderança tradicional estará sempre disponível para servir como ponte entre o Estado e as comunidades, promovendo valores de união, respeito e progresso.
O Régulo Mangunde é uma figura considerada de grande simbolismo histórico e cultural na região, sendo também pai do falecido líder da Renamo, Afonso Dhlakama, também tido como uma das personalidades políticas mais marcantes da história recente de Moçambique.
De referir que a audiência inseriu-se no âmbito da visita de trabalho que o Chefe do Estado efectuou à província de Sofala, com o objectivo de fortalecer a governação de proximidade, promover o diálogo inclusivo e escutar as preocupações das comunidades rurais, com especial destaque para a valorização das lideranças tradicionais como parceiras-chave do Estado.
256