TEXTO DE GINOCA MAFUTINE
Estela Beatriz Massingue é hoje um dos nomes que mais brilha nas águas da natação moçambicana. Com apenas alguns anos de carreira, a jovem atleta tem deixado marcas sólidas e inspiradoras no desporto nacional. A sua mais recente conquista foi a quebra de um recorde nacional nos 200 metros bruços, com o tempo de 3.03,59 minutos, uma marca que permanecia intacta há duas décadas, pertencente a Mónica Bernardo, antiga nadadora do clube Golfinhos, que obteve na época 3.06,98 minutos. A façanha não só reforça o talento de Estela como sinaliza um novo ciclo para a modalidade no país.
Mas nem tudo são águas calmas. A nadadora aproveita para falar da falta de apoio à modalidade no país.
“Enfrentamos muitos desafios. Mas gostaria que investissem na natação porque há muitas viagens que são pagas pelos nossos pais e não pela federação. Isso faz com que muitos desistam”, ressaltou.
“Quando eu era mais nova, não conseguia ganhar. Questionava- -me o porquê de continuar. Mas os meus treinadores e a minha mãe insistiram para que eu não desistisse”, frisou.
“Nos campeonatos, a tensão do bloco é imensa. A sensação de ficar no último lugar assusta. Mas isso tudo nos motiva a nos esforçar mais, a querer ganhar. Eu vejo isso como uma forma de inspirar outros a não desistirem dos seus sonhos, mesmo que pareçam difíceis”, disse a atleta.