A Associação Kulemba, uma agremiação juvenil baseada na cidade da Beira, celebrou 10 anos de existência com uma accão de solidariedade, que consiste no apetrechamento da biblioteca da Escola Básica do Aeroporto e bolsas de estudo para 5 raparigas.
Para lograr o propósito, a associação organizou um leilão de obras de arte de autores nacionais e “kits” de livros diversos. Também aproveitou a oportunidade para homenagear algumas individualidades e instituições que, ao longo de uma década, têm estado a dar o seu inestimável apoio para que a Kulemba realize o seu objecto social. Objecto esse que passa pela promoção da leitura na camada infanto-juvenil, divulgação de autores emergentes e idealização de um espaço onde as palavras possam florescer na cidade da Beira, província de Sofala e em todo o país.
A prova pode ser encontrada nas inúmeras realizações, que incluem a organização de 7 edições do Festival do Livro Infanto-Juvenil da Kulemba, 4 edições da Feira do Livro da Beira, 11 oficinas de mediação de leitura, 2 edições do Prémio Literário Mia Couto, 60 edições da Revista Soletras e mais de uma dezena de concursos para crianças e jovens.
Dany Wambire, o responsável pelo projecto, afirma que os objectivos que ditaram a criação da Kulemba mantêm-se válidos: “Continuamos a desenvolver programas para crianças e jovens. A associação tem sido um farol de criatividade e aprendizado. Lutamos juntos para dar voz a novos autores, apoiar talentos emergentes e resgatar obras que merecem ser lembradas. Os projectos desenvolvidos ao longo dessa década reflectem nossa dedicação em tornar a literatura acessível a todos”. Leia mais…