Mal despertara para mais um dia tranquilo de quinta-feira passada, o bairro do Chamanculo, na cidade de Maputo, viu o silêncio da madrugada, cerca das 3.00 horas, ser rompido por gritos vindos de diferentes lugares que alertavam sobre a presença do um ladrão na zona. Todos gritavam repetidamente “ladrão”, “ladrão”!
Sonos interrompidos, moradores saíram para as ruas, empunhando pás, machados, mangueiras usadas para a rega, para além de cabos metálicos, desencadearam uma tenaz “caça ao homem”. Momentos depois, veio a se constatar que o suposto “amigo do alheio” era um homem com cerca de 40 anos, o qual acabaria por ser acusado da tentativa de roubo de materiais de construção que eram destinados a uma obra.
O primeiro alerta havia sido dado pelo segurança da referida obra, logo depois de ter detectado a presença de um intruso nas imediações. Acto contínuo, os moradores mais próximos se organizaram no gesto de autêntica solidariedade e formaram uma espécie de cordão para neutralizar o suspeito. Leia mais…