Início » Agricultores da Zambézia duplicam produtividade

Agricultores da Zambézia duplicam produtividade

Por Jocas Achar

Os pequenos Agricultores Comerciais Emergentes, na província da Zambézia, apoiados pelo Projecto MozRural financiado pelo Banco Mundial, duplicaram as suas áreas de produção e rendimentos agrícolas mercê da introdução da mecanização agrícola nas últimas três campanhas agrárias. Antes da alocação de tractores e outros materiais, trabalhavam em áreas que não ultrapassavam três hectares com rendimentos de duas toneladas e meia por hectare nas culturas de arroz, milho, gergelim e hortícolas, cenário que veio a mudar gradualmente.

Actualmente, os produtores registaram acima de quatro toneladas e meio e já estão a comercializar no mercado nacional e as receitas a mudar a qualidade de vida.

A nossa Reportagem esteve há dias nos distritos de Alto Molócuè e Nicoadala e conversou com os pequenos agricultores, os quais, manifestaram satisfação com os resultados que estão a alcançar e, sobretudo, porque a agricultura está a mudar as suas vidas. No regadio de Muziva, distrito de Nicoadala, por exemplo, Ilídio Bonifácio, antes fazia o trabalho manualmente que era doloroso e com fracos resultados. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana