TEXTO DE REGINA NAETE
Lugares de arte, de preservação de memórias, história e cultura. De interesse para pesquisas científicas ou ainda de interpretação de evidências tangíveis sobre a humanidade e até do meio ambiente. Esses são os museus, que pelo papel educacional e de desenvolvimento comunitário que prestam à sociedade ocupam um lugar relevante. Com o objectivo de dar destaque à importância destes espaços como agentes de intercâmbio e desenvolvimento cultural, celebra-se, hoje, o Dia Mundial do Museu, data instituída pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) em 1977.
Neste âmbito, domingo visitou o Museu Nacional de Arte (MUSART) em representatividade a esses locais que são muito mais que espaços onde são exibidos e conservados objectos e artefactos, dado que contribuem na educação boçado após à independência de Moçambique, afirma a identidade cultural, criando um contexto propício ao desenvolvimento das artes.É uma instituição pública, sem fins lucrativos, de carácter cultural e científico, ao serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, que adquire, regista, documenta, conserva, pesquisa, expõe e divulga, com finalidade de estudo, educação e deleite, colecções e obras de arte, relativas a várias manifestações das artes visuais.
PRESERVAÇÃO DA CULTURA
O edifício onde anteriormente funcionou o Instituto Goano, da Associação Indo-Portuguesa, foi adaptado para responder à função de preservar, educar e contribuir na valorização da cultura moçambicana.
Pode-se complementar diversas relíquias como, por exemplo, as pinturas do grande Malangatana Leia mais…