Início » A “catedral” das artes

A “catedral” das artes

Por Jornal domingo

TEXTO DE NEYMA DE JESUS

Localizado no icónico bairro de Nhlamankulu, na cidade de Ma puto, o Centro Cultural Municipal ou simplesmente Ntsindya pode ser considerado a catedral das artes na periferia. O local, que actualmente acolhe diversas manifes tações culturais e desportivas, passou por várias transformações. Foi palco de eventos que marcaram a história do país, mas também abrigo de mar ginais.

Surgiu em 1932 como Instituto Ne grófilo, uma associação de moçam bicanos negros inconformados com a colonização. Porém, após a construção de instalações próprias, em 1939, por imposição do regime colonial, teve o nome alterado para “Centro Associati vo dos Negros da Colónia de Moçam bique” .

Segundo Rufus Maculuve, director do Ntsindya, aquando da sua criação, algumas actividades realizadas no centro eram consideradas subversivas pelo regime colonial, principalmente através do Núcleo de Estudantes Se cundários Africanos Moçambicanos (NESAM) . “Apesar de ser um espaço cultural, era também um lugar de de bate de ideias, de busca da liberdade e de identidade”. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana