Início » País reforça combate ao cibercrime

País reforça combate ao cibercrime

Por Jornal domingo

Em 2024, o ciberespaço moçambicano registou um total de 173.770 ataques, sendo 164.965 relaciona dos com a Darknet. Já em 2025, até à data, foram reportados 36.330 ataques. A informação foi avançada esta sexta-feira pelo Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Tec nologias de Informação e Comunicação (IN TIC), Lourino Chemane, durante a apresen tação do Relatório de Actividades da Equipa Nacional de Resposta a Incidentes Ciberné ticos (nCSIRT.mz), referente ao período en tre Abril de 2023 e Abril de 2025.

Entretanto, apesar do aumento dos ata ques cibernéticos registados no país, as au toridades do sector consideram que o tra balho desenvolvido tem permitido mitigar os efeitos desses crimes, através de acções coordenadas de resposta, sensibilização e capacitação técnica. permitem a troca de informação, detecção precoce e resposta conjunta a incidentes.

Chemane destacou ainda como prioridade a avaliação das infra-estruturas críticas de informação, de modo a reduzir os impactos negativos a nível social, eco nómico, político e de segurança. “É urgente adoptar medidas mais arrojadas para prote ger essas infra-estruturas e garantir a con tinuidade dos serviços essenciais que pres tam”, declarou. 27 Chemane fez um balanço positivo do de sempenho da nCSIRT.mz, sendo que, “do ponto de vista técnico e operacional, temos demonstrado capacidade de resposta, ac tuando de forma coordenada com as ins tituições visadas pelos ataque, alertado-os para os mecanismos e técnicas adequadas de mitigação”, afirmou. Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana