O Secretário-geral da Organização dos Trabalhadores Moçambicanos Central Sindical (OTM-CS), Alexandre Munguambe, lamentou o facto de o país estar a comemorar o Dia Internacional dos Trabalhadores no meio de grandes adversidades sociais, políticas e naturais.
“Referimo-nos, por um lado, ao terrorismo e aos eventos climáticos cíclicos que assolam o nosso país e, por outro, a crise política que se seguiu às eleições que deixou a sociedade moçambicana em situação de tensao”.
Referiu que, por este motivo, o movimento sindical está preocupado com o momento duro e difícil que os trabalhadores e suas famílias estão submetidos, agravados pelos desafios pós eleitorais onde muitos viram os seus contratos rescindidos, deixando suas familias vulneráveis e na incerteza sobre o futuro.
“Infelizmente, estamos a celebrar o 1° de Maio perante o crónico problema de alto custo de vida, baixo poder de compra, deficiências no transporte de pessoas e bens nas zonas urbanas e peri-urbanas, entre outros problemas que afligem a população”, sublinhou.