Início » Oprimidos realizam Iº Enlance-D

Oprimidos realizam Iº Enlance-D

Por admin

O Grupo de Teatro do Oprimido realizará em Março próximo o primeiro Encontro e Laboratório de Acção em Comunicação e Educação para o Desenvolvimento (Enlance-D). Trata-se duma iniciativa que pretende contribuir para partilhar e divulgar boas práticas de Comunicação e Educação para o Desenvolvimento.

A decorrer no recinto da Feira de Hulene, no Centro de Teatro do Oprimido, em Maputo, o evento poderá movimentar inúmeras personalidades desde académicos, artistas, comunicadores e activistas sociais de diversos níveis. Sendo que dará a comunidade uma oportunidade real dela interagir com fazedores de opinião e expor directamente suas ideias e pontos de vista.

 

Segundo um comunicado de imprensa enviado a nossa redacção o Enlance-D Moçambique 2014 pretende ser um espaço onde o acesso à informação e ao conhecimento através das diferentes ferramentas como as artes cénicas, o vídeo, o livro bem como colóquios e oficinas de conhecimento têm o seu protagonismo. Um local onde são chamados e valorizados também outras formas de intervenção social e facilitação do acesso ao conhecimento, tais como as novas tecnologias de informação e comunicação e o expansivo uso das redes sociais.

 

Desejam igualmente, com o evento, dar a conhecer o potencial e vocação das diferentes organizações sociais provedoras de serviços, ferramentas, informação e conhecimentos especializados. Potenciar as parcerias e sinergias entre organizações e entre pessoas. Colocar à disposição do público, particularmente organizações sociais tais como camponeses, artistas, académicos, ou investigadores todo o manancial de ferramentas de comunicação para a transformação social, documentação e informação de suporte, disponível nas diversas instituições e serviços, com temáticas enfocadas para o desenvolvimento.

 

No local serão organizados também colóquios e Oficinas de conhecimento para apresentação e debate de temas seleccionados, com interesse para a transformação social e desenvolvimento. Projecção de vídeo-documentários que contribuam para despertar a consciência e interesse nas áreas afins aos processos de transformação social e desenvolvimento. Exposição e venda de diferentes produtos e obras de artesanato com especial destaque as resultantes da reciclagem, aplicando-se os princípios de Economia Solidária.

Grupo de Teatro do oprimido, é uma Associação Cultural sem fins lucrativos, constituída legalmente em 2003,que visa a difusão das Técnicas Alternativas de Comunicação em Moçambique e a dinamização da cultura, tornado-a um instrumento eficáz para a formação e educação comunitária com base na apresentação e debate de ideias, promovendo a Cultura de Paz e busca colectiva de soluções para problemas  que afectam o desenvolvimento da comunidade.

A associação, oferece assessoria para várias instituições e organizações que pretendem alternativas viáveis e económicas, com envolvimento directo dos beneficiários para operacionalização de estratégias de comunicação e aplica as técnicas de teatro como instrumento pedagógico e mobilizador.

Também é experimentado na montagem de espectáculos de Teatro Participativo, com temáticas sociais, apresentando-os de forma lúdica e didáctica através de um eficiente veículo de comunicação: o Teatro Fórum

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana