Início » ITC investe 10 milhões de doláres na gestão da terra

ITC investe 10 milhões de doláres na gestão da terra

Por admin

A (ITC) Iniciativas para Terras Comunitárias investiu em oito anos, cerca de dez milhões de dólares americanos em actividades que visam fortalecer a capacidade e os direitos de uso e aproveitamento de terras por parte da população.

O valor foi aplicado nas comunidades rurais de todas províncias do país e beneficiou cerca de 10.630 famílias distribuídas em 238 comunidades.

O coordenador nacional da Iniciativa para Terras Comunitárias, Joaquim Langa, falando na reunião de apresentação de resultados e lições aprendidas das actividades desenvolvidas em Manica, disse que durante o período em referência foram feitas 340 delimitações nas zonas mais recônditas abrangendo uma área total de cerca de 3.370 mil hectares de terra.

Igualmente foram realizadas 280 demarcações para 26.712 hectares de terra destinadas a associações agropecuárias. Neste processo ainda em curso, serão integradas 638 comunidades e em carteira ainda existem documentos de delimitações de terras para os comités de gestão de recursos naturais.   

Nestas áreas, segundo a fonte, as populações locais foram treinadas em técnicas que permitem assegurar a posse de terra e dos recursos naturais, bem como fazer de melhor forma a gestão e utilização sustentável do solo com o objectivo de reduzir a pobreza e contribuir para o crescimento económico das comunidades.

Aquele coordenador explicou que para a materialização destes e outras actividades levados a cabo pela projecto, foi possível graças a um consórcio de doadores liderado pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido (DFID), onde estiveram países como  a Irlanda, Suécia, Suíça e Dinamarca.

No decurso das actividades e com a perspectiva de alargar o raio de acção foram aparecendo outros financiamentos com destaque para a Millennium Challenge Corporation através do Millennium Challenge Accout (MCA).

Joaquim Langa referiu que o projecto iniciou numa primeira fase em três províncias do país, nomeadamente, Manica, Gaza e Cabo Delgado. Em função de outros financiamentos foi expandido para Nampula, Niassa e Zambézia e mais tarde para Sofala e Tete. Neste momento entram mais duas províncias que são Inhambane e Maputo totalizando dez províncias.  

Em termos de objectivos do projecto, Joaquim Langa respondeu dizendo que apesar das dificuldades que são consideradas normais em processos de género, tudo está a decorrer sem grandes sobressaltos e espera-se alcançar as metas porque o projecto ainda está em curso e os indicadores são satisfatórios.

A primeira fase de implementação dos programas teve a duração de cinco anos ( 2006-2011). Mais tarde foi expandido para até finais de Março de 2014. Em Abril próximo arrancará o chamado terceiro pacote de actividades, segundo reveleou aquele coordenador nacional.

A reunião de apresentação de resultados a nível da província de Manica que teve a duração de meio-dia, decorreu na cidade de Chimoio e contou com a presençe de membros do governo provincial, representantes das Organização nacionais e estrangeiras. Igualmente estiverem presentes alguns administradores dos distritos cobertos pela ITC e outros convidados.  

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana