Início » Gaza prevê arrecadar mais de 40 milhões de meticais

Gaza prevê arrecadar mais de 40 milhões de meticais

Por admin

Os níveis de produção global em Gaza poderão este ano ascender os 40 milhões e 439 mil meticais provenientes de receitas de vários sectores-chave da economia da província. 

Espera-se que os maiores contribuintes sejam os ramos de agricultura, pescas e aquacultura que contribuirão, no seu conjunto, com pouco mais de 29 milhões de meticais.

Outros sectores poderão contribuir numa escala menor. Segundo Maria Mourana, responsável do Plano e Finanças em Gaza, trata-se dos transportes/comunicações, armazenamento e comércio a retalho.

Dados em nosso poder indicam que a produção agrícola em Gaza vai alcançar este ano perto de três mil toneladas com destaque para a mandioca, batata-doce, melancia, tomate e arroz.

“A ideia é de se aumentar a produção e produtividade agrária, promover-se o uso sustentável de terras, floresta e fauna bem como incentivar o aumento da produção agrária orientada para o mercado”,disse Maria Mourana.

Ainda na agricultura, a aposta está na intensificação do fomento do caju, através da distribuição de mudas nos distritos de Massangena, Chigubo, Guijá e Massingir.

Na pecuária, a província projecta vacinar contra doenças de notificação obrigatória 322 mil e 331 bovinos, pouco mais de 22 mil caninos e 710 mil aves.

Por outro lado, com vista a assegurar-se a segurança alimentar/nutricional, bem como a melhoria da vida comunitária de pescadores artesanais e aquacultores de pequena escala, o sector de pescas quer neste ano massificar e abrir tanques bem como distribuir alevinos nos distritos de Xai-Xai, Mandlakadzi, Chibuto, Guijá, Chókwè, Bilene, Massingir, Chicualacuala e Massingir.

Estes investimentos ocorrerão simultaneamente com a expansão do abastecimento de água através de novas 1500 ligações em Xai-Xai, melhorando-se os níveis de captação, tratamento e distribuição.

Na esteira do saneamento do meio, Gaza prevê construir este ano mais de duas mil latrinas melhoradas em Chicualacuala, Mabalane, Chigubo, Chókwè, Mandlakadzi, Chibuto, Bilene, Massingir, Massangena, Guijá e Xai-Xai.

No ano passado, o sector de Obras Públicas e Habitação efectuou reparações de emergência das pontes de Anguluzane e baixa de Chicumbane e nos troços Chókwè a Guijá e Macarretane, numa extensão de 80 quilómetros.

Para se complementar estas acções, o sector vai garantir a manutenção de rotina de 299 quilómetros de estradas pavimentadas e de 502 não pavimentadas e da ponte de Guijá. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana