A dupla dos compositores portugueses, Maria João e Mário Lanjinha vai proporcionar dois concertos em Maputo. O primeiro terá lugar no dia 27 de Novembro, no Centro Cultural Franco-Moçambicano. A segunda actuação será no Coconuts, no dia 30 de Novembro.
Para além de cantar, a dupla irá orientar workshops abordando várias técnicas de tocar instrumentos e a maneira de cantar. O programa está inserido numa iniciativa denominada Festival de Piano e Vinha, levada a cabo pelo Franco-Moçambicano e Ekaya Produções.
A iniciativa do festival pretende juntar no mesmo espaço, apreciadores de vinho e da música, podendo degustar diversos vinhos ao som do piano. Haverá espaço para promoção da gastronomia, cinema e debates.
Pablo
Trata-se de uma iniciativa que visa reunir música, vinho, cinema, gastronomia, dança, workshops e debates, desde as salas de espectáculos até aos jardins, com uma grande concentração de talentos.
O evento contará com a participação de Maria João e Mário Laginha, dueto que mantém há mais de duas décadas uma invulgar cumplicidade, e que traz para Moçambique o concerto “Iridescente”, que está em digressão pelo mundo desde o início deste ano.
Resultante de uma encomenda feita pela Fundação Calouste Gulbenkian, “Irisdescente” demonstra, uma vez mais, o enorme talento e criatividade do duo constituído por Maria e Mário.
Pablo Lapidusas, pianista, vai participar no festival, fazendo o lançamento do seu novo álbum intitulado “Estrangeiro”. Seu disco é uma viagem a partir do piano para os ritmos clássico e jazz, interpretando composições de Duke Ellington, Gilberto Gil, Chico Buarque, John Lennon e McCartney, Tom Jobim, Ennio Morricone, Edu Lobo e ainda João Schwalbach.
Para falar sobre a arte e cultura do vinho em França, com um enfoque especial sobre os vinhos da região Bourgogne, far-se-á presente o enólogo e director do laboratório Descombes, Guillaume Le Bras.
Domingos Soares Franco, também enólogo, que estudou em Davis, na Califórnia, vai emprestar a sua experiência.
Entretanto, será organizado na abertura, a decorrer na próxima quarta-feira pelas 18:00 horas, um workshop no qual poderão participar os convidados Maria João e Mário Laginha. Mais tarde, haverá um piano aberto com o apoio da Escola de Música de Maputo e a direcção de Melita Matsinhe.
No dia 28, quinta-feira, haverá concerto “Estrangeiro” de Pablo Lapidusas e ainda o vinho no cinema “Mondovino” de Jonathan Nossiter, seguindo um diálogo com o enólogo Guillaume Le Bras.
Na sexta-feira, poderá decorrer como programa “Atelier de enologia”, um “Recital” de Pablo Lapidusas, e ainda o “Concerto Iridescente” de Maria João e Mário Laginha.
Já no último dia, 30 de Novembro, haverá iniciação ao “Tango Milonga” com as associações Sensações de Tango e Tanguearte, fechando a noite a dupla Maria João e Mário Laginha, no Coconuts.