A família do fundador da Frelimo está furiosa com um certo candidato a edil da cidade capital pela parte do galináceo, que nestes momentos quentes da campanha verborreia que é parente do histórico líder para enganar os incautos que lhe dão atenção. Aliás, a figura é conhecida por, num passado não muito longínquo, ter celebrizado um episódio triste e bizarro em directo e à vista de todos nas câmaras da espectaculosa. Convidada para comentar um assunto candente da vida do país no decurso do Telejornal, no horário nobre, a figura bem encasacada e engravatada levou uma banana no bolso interior do casaco.
Num momento de pura diabrura dos seus comentários, a figura lá atirou com a banana para cima do tampo do apresentador, perante o espanto deste, para dizer, num tom teatral, que este país era “uma república das bananas”. Atónito e boquiaberto ficou o apresentador, sem saber o que fazer naquele momento. A realização salvou-o, inventando um intervalo. Quando a coisa recomeçou, a figura tinha desaparecido do lugar. E nunca mais a vimos por aquelas bandas para comentar qualquer coisa…
As más línguas disseram também ao Bula Bula que a figura andou, há uns tempos, a treinar artes marciais e que as praticava lá em casa nas lides domésticas com a consorte que acabou por o abandonar.
Porém vamos à mensagem dos verdadeiros Mondlanes endereçada ao Bula Bula:
“1. A família Eduardo Chivambo Mondlane foi surpreendida com uma informação que circula em cartazes do MDM fazendo referência a um tal “neto” de Eduardo Chivambo Mondlane.
2. Na história de Moçambique, a família de Eduardo Chivambo esteve, está e estará com a Frelimo.
3. Na família Eduardo Chivambo Mondlane, todos os assuntos internos da família são devidamente abordados e consensualizados antes de qualquer pronunciamento público.
4. A família Eduardo Chivambo Mondlane, em nenhu momento soube ou entreteve alguma candidatura dentro da família.
5. Qualquer candidato que use indevidamente o nome de Eduardo Chivambo Mondlane sem autorização da família será chamado à responsabilidade”.