A XII edição da Travessia Katembe – Maputo, que este ano acontece no sentido inverso, realiza-se no sábado, 9 de Novembro, na Baía de Maputo, segundo garantias da Associação de Natação de Cidade Maputo (ANCM).
A prova inicia pelas 10:30 horas, na Doca da Escola Náutica. Terá a duração de uma hora, numa distância de um milha náutica. Haverá tolerância de 15 minutos. Depois haverá recolha forçada.
A prova está orçada em 1.361. 175,00Mts (um milhão, trezentos sessenta e um mil, cento setenta e cinco meticais).
A ANCM conta com apoios institucionais do Conselho Municipal de Maputo, da Associação dos Pescadores da Katembe, Marinha de Guerra (Capitania do Porto), Cooperação Militar Portuguesa, INAMAR, Vereação da Katembe, Maputo Sul, Fuzileiros Navais, ISCN, Petromoc – Sasol, Clube Naval, Mapapai, Restaurante Diogo, Net SOS, Hospital Central de Maputo, Serviço Nacional de Bombeiros, Polícia da Republica de Moçambique e G4S.
os prémios variam de mil dólares pelo primeiro lugar, setecentos e cinquenta pelo segundo e quinhentos pelo terceiro, em federados masculinos e femininos (incluindo estrangeiros) e em Masters (antigos nadadores com idade superior a 25 anos, entre nacionais e estrangeiros), também em ambos sexos.
A última edição foi vencida por Valdo Lourenço, em masculinos, com o tempo 41 minutos, 6 segundos e 6 décimos, em 2012. Em femininos ganhou Raquel Lourenço com o tempo de e 2012, com o tempo de 43 minutos, 42 segundos e 23 décimos
Até sexta-feira estavam inscritos cerca 97 concorrentes, o que indica que terá muita participação.