Início » “Fashion Business” supera expectativas

“Fashion Business” supera expectativas

Por admin

Terminahoje a 1ª Edição do projecto do Fashion Business Moçambique (FBM), que vinha decorrendo desde a passada quinta-feira nos espaços da FACIM em Ricatla, distrito de Marracuene, província de Maputo.

O evento decorreusob o lema “Estratégias para o Desenvolvimento da Indústria Têxtil e de Confecções em Moçambique”, pelo facto de o país ser grande produtor de algodão.

A estilista moçambicana Sara de Almeida disse que a iniciativa da criação de FBM surgiu após ter participado em 2011 numa feira de moda internacional, onde notou que os fazedores dessa arte tinhama oportunidade de fazer intercâmbio entre si, ao mesmo tempo que interagiam directamente com o público, dando a conhecer seus trabalhos e ganhando deste modo dinheiro com as vendas.

No local realizaram-se diversas actividades nomeadamente, workshops, exposições e desfiles de moda, tendo participado também diferentes expositores, lojistas, cabeleireiros entre outros.

De acordo com Sara de Almeida a primeira edição do FBM superou expectativas, por isso acredito que esse é um projecto consolidado, pois vai também preencher lacunas do crescimento da indústria têxtil em Moçambique, contribuindo assim no seu crescimento. 

Refira-se que a cerimónia de abertura, contou com a presença da Governadora da Província de Maputo, Maria Jonas, que considerou o projecto importante, pois a moda tornou-se numa disciplina fundamental por estar relacionada com a expressão da nossa individualidade.

Temos que ser bem vistos e não apresentarmos uma aparência desleixada, por isso o estilo pessoal é uma óptima maneira de expressar quem somos, dissea governadora da província de Maputo.

João Macaringue, Presidente do Conselho de Administração (PCA) do Instituto para a Promoção de Exportações (IPEX), disse que a iniciativa da Sara de Almeida é bem-vinda porque veio responder à preocupação da população que visita as instalações da FACIM.

Todos reclamavam da pouca durabilidade da feira e com FBM as coisas ganham um novo rumo, ou seja, esse evento vai associar-se a FACIM fazendo com que de agora em diante tenhamos uma semana da FACIM e uma semana de Moda,disse Macaringue.

Kenneth Marizane, Vice-Ministro da Indústria e Comércio, também presente no evento, afirmou que o FBM é digno de registo por quanto representa o primeiro movimento tendente a aproveitar o espaço da FACIM.

Acrescentou que é desejo do Governo que se rentabilize o investimento aplicado naquele local através de uma utilização sistemática e pragmática das infra-estruturas.

Expositores

elogiaminiciativa

domingoconversou com alguns expositores, e esses foram unânimes em afirmar que o Fashion Business Moçambique é bem-vindo, porque deu  oportunidade a todo o tipo de fazedores de moda de exporem os seus trabalhos sem olhar para a sua popularidade. 

Louiggi júnior, um dos expositores e estilista disse que a FBM é uma boa iniciativa, pois é direccionada aos artistas, esses que passam a ter oportunidade de mostrar o seu trabalho.

Grace, expositora que dedica-se a construção de brincos, bolsas estojos, chinelos entre outros utensílios, afirmou que a feira de moda é um ganho para a moda moçambicana, pois contribuirá para a sua evolução.

Emílio Chiango, que faz pastas, carteiras, chinelos, referiu que a iniciativa da Sara de Almeida é muito boa e necessária uma vez que serve de janela para mostrar o que se tem feito no país.

O FBM é uma boa iniciativa e trará grandes contributos para a nossa moda e cultura, pois vai mostrar o que se faz, contribuindo ainda para a melhoria da qualidade dos trabalhos dos expositores, disse.

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana