O Presidente da República de Moçambique, e Presidente em exercício da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), Armando Emílio Guebuza, endereçou as suas felicitações a
Roberto Mugabe e ao seu partido União Nacional Africana do Zimbabwe, Frente Patriótica (ZANU-PF), pela sua retumbante vitória nas eleições harmonizadas e integradas do passado dia 31 de Julho.
Conforme se pode ver pela data da carta do Chefe de Estado moçambicano, as congratulações de Guebuza foram remetidas na última segunda-feita logo após a proclamação oficial e definitiva dos resultados eleitorais do Zimbabwe.
Na sua missiva, Armando Guebuza estende as suas congratulações ao povo do Zimbabwe pela maneira ordeira e pacífica como se comportaram durante todo o processo eleitoral.
O chefe do Estado Moçambicano manifestou igualmente a esperança de ver o Zimbabwe riscado da agenda das preocupações da SADC, erguendo-se como uma entidade política capaz de caminhar por si só.
Nós, como SADC, estamos muito orgulhosos e satisfeitos pelo facto de a liderança política do vosso belo país demonstrou à região e ao mundo que vocês podem continuar a trabalhar juntos para estabelecer uma grande prosperidade ao Zimbabwe e desempenhar um cada vez importante papel na SADC e noutros fora internacionais – pode se ler na missiva de Armando Guebuza.
Num outro desenvolvimento, Guebuza deseja boa saúde e sucesso ao Presidente eleito, reiterando que Moçambique e a SADC continuarão como parceiros no enfrentar dos novos , muitos e complexos desafios que se aguardam.