Início » Gaza atende mais de 50 mil crianças carentes

Gaza atende mais de 50 mil crianças carentes

Por admin

Mais de 50 mil crianças em situação difícil e deplorável foram atendidas durante do primeiro semestre pelo sector de Acção Social em Gaza e parceiros de cooperação como forma de lhes garantir 

segurança e protecção.

De acordo com Paulo Beirão, responsável da Acção Social em Gaza, são garantidos a estas crianças os direitos à saúde, educação, ao registo legal e alimentação, pelo facto de não terem pais que lhes sustentam. São abrangidas, também, crianças de rua e na rua que por lá se encontram, igualmente, em más condições por vários constrangimentos de origem familiar.

Paulo Beirão acrescentou que depois de investigados e analisados os casos destes menores é prestado imediatamente algum tipo de atendimento. Tal é o caso da assistência aos petizes para reunificá-las com as suas famílias, sendo que esta acção exige um profundo trabalho de assistência psicológica junto das famílias das mesmas. Existe também a acção positiva das escolinhas comunitárias que servem para atender as crianças nos locais onde os pais se envolvem em actividades económicas e sociais para o seu sustento.

“Deixam-nas pelas manhãs e recolhem-nas no período da tarde e os pequenos são atendidos sob o ponto de vista de educação e alimentação”, explicou Carlos Beirão, tendo em seguida acrescentado que este tipo de escolas já existe em vários distritos da província de Gaza, sobretudo nas zonas rurais.

Conforme ficamos a saber, nestas zonas, o apoio se manifesta por meio de doações feitas pelos parceiros em géneros alimentícios que garantem uma segurança alimentar aceitável, ou seja, em kits de soja, feijão, entre outros recursos.  

Outro caso específico de programa bem sucedido ocorre no distrito de Chibuto, onde existe um programa denominado “Escola amiga da criança” que assiste crianças outrora desprotegidas, que beneficiam de um atendimento eficaz à luz dos direitos merecidos. Trata-se de uma acção levada a cabo pelo Governo e UNICEF como parceiros de cooperação.

Existem também em todos os distritos de Gaza centros infantis privados que acolhem 731 crianças necessitadas de assistência. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana