Quem é quem na actual crise política
Abdel al-Sisi
Desde Agosto de 2012 que era ministro da defesa e chefe das forças armadas, o primeiro general a ocupar tais cargos sem disparar um tiro. Aos 58 anos, nunca teve de participar em qualquer conflito ao serviço do seu país. A 3 de Julho, foi eleito o rosto do golpe que afastou Morsi da presidência. Bom comunicador, recebeu formação nos EUA.
Adli Mansur
O novo presidente (interino) escolhido pelos militares há duas décadas que está no Supremo Tribunal, mas poucos egípcios conhecem este juiz discreto e de quem se diz que é amável e amigo dos seus amigos. Tem 67 anos e suspeita-se que seja uma marioneta dos militares. Será ele capaz de demonstrar o contrário?
Ahmed el Tayeb
É a maior autoridade do Islão no país e o líder religioso de mais de 66 milhões de fiéis. Se muitos o descrevem como sensato e capaz de denunciar os excessos da Irmandade e dos grupos salafitas, também há quem o descreva como antissemita.
Teodoro II
È o líder dos 12 milhões de cristãos coptas egípcios e detém o título de Patriarca de África e da Igreja de São Marcos, a mais antiga do Oriente. Dele pode vir a depender o futuro desta comunidade na eventualidade de uma deriva islamita do país.
Younes Makhion
Dirige o partido Al Nour, a segunda maior formação política do país após ter conquistado mais de 25 porcento dos votos nas legislativas do ano passado. Islamita radical, tem as monarquias do Golfo como modelo e aplaudiu o golpe dos militares para ganhar terreno à Irmandade Muçulmana. Impediu que El Baradei fosse primeiro-ministro.
Mohamed El Baradei
Aos 71 anos, O Nobel da Paz de 2005, conseguiu ser nomeado vice-presidente do país. Foi um dos rostos da oposição a Mubarak e depois à Irmandade Muçulmana. Os militares precisam deste laico devido ao seu prestígio e carteira de contactos internacionais.
60%é a percentagem de egípcios com menos de 30 anos
40%é a percentagem de eleitores egípcios analfabetos, os mais manipuláveis pelos islamitas, na opinião das elites laicas do país
16 milhõesde pessoas vivem com menos de dois dólares por dia
17%da população diz ter dificuldade em alimentar-se, segundo a ONU
11,2milhões é o número de turistas que visitaram o Egipto em 2012 (foram 14,8 milhões em 2010)
2100 é ovalor, em dólares, do investimento directo estrangeiro, em 2012 (13.200 milhões, em 2010)
17 milhões é o número de pessoas que participaram nas manifestações iniciadas a 30 de Junho e que culminaram na deposição de Mohamed Morsi, a 3 de Julho
170 Número de mulheres agredidas sexualmente este mês de Julho
14 900 milhõesé o valor das actuais reservas de ouro e divisas do Egipto (eram 360 milhões em Janeiro de 2011, quando Mubarak foi afastado)
1500 milhõesé o valor, em dólares, que o Egipto recebe anualmente dos EUA (1300 milhões são para as forças armadas)