Início » Património Cultural em inventariação

Património Cultural em inventariação

Por admin

O Ministério da Cultura inicia, brevemente, um trabalho de Inventário Nacional do Património Cultural, com vista a sua protecção e conservação. Esta actividade enquadra-se na Resolução n-12/2010 

de 27 de Abril do Conselho de Ministros, sobre a Política de Monumentos.

Numa primeira fase, essa inventariação vai acontecer na baixa da capital do país, e o trabalho está a ser conduzido com a participação directa do Município da Cidade de Maputo e da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico da Universidade Eduardo Mondlane, com assessoria do Arquitecto Gianfranco Gandolfo, contando com apoio da Cooperação Espanhola.

Com a participação das referidas entidades, pretende-se levar adiante um processo que crie condições para uma melhor prestação do património edificado, para evitar demolições e transformações radicais de imóveis protegidos pela Lei 10/88 de 22 de Dezembro, sobre o Património Cultural.

Nesta primeira fase, utilizando o inventário já realizado, serão identificados com placas um conjunto de 30 edifícios e monumentos de particular interesse histórico, ambiental ou arquitectónico, 18 dos quais constam dentro do perímetro da Baixa da Cidade de Maputo. De modo a facilitar a sua divulgação, o grupo de trabalho irá proceder à colocação de 15 painéis contendo o mapa da área protegida e a respectiva localização dos edifícios e monumentos considerados de particular interesse. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana