Uma equipa de inspectores da Inspecção Geral Administrativa do Estado (IGAE) foi assaltada recentemente na cidade de Chimoio, em Manica, após realizar uma acção inspectiva nos órgãos da
administração pública local, no caso concreto, a Direcção Provincial do Plano e Finanças.
O assalto consistiu no roubo do computador no qual foram registadas todas as constatações no âmbito da fiscalização, embora no local existissem outros bens pessoais de elevado valor.
O crime já foi comunicado às autoridades policiais que estão a trabalhar no assunto.
Esta é a segunda vez, em menos de um ano, que inspectores da IGAE são assaltados após realizarem inspecções. A última vez foi em Xai Xai, província de Gaza, em meados do segundo semestre do ano passado.
Não obstante a ocorrência, uma fonte da IGAE assegura que o trabalho que está a ser levado a cabo em todo o país irá prosseguir e avançaram que este ano as equipas já realizaram acções inspectivas na cidade de Maputo, na província de Maputo, e nas províncias de Sofala, Tete, Zambézia e de Cabo Delgado.
No que tange aos órgãos centrais do Estado, já foram inspeccionados pela IGAE, este ano, os ministérios da Indústria e Comércio, Turismo, Finanças, Negócios Estrangeiros e Cooperação e Defesa Nacional.