Início » Guebuza considera “provocações perigosas da Renamo”

Guebuza considera “provocações perigosas da Renamo”

Por admin


O Presidente da Republica, Armando Guebuza, classificou os ataques perpetrados ,nos últimos dias, pelos homens armados da Renamo nos distritos de Dondo, Chibabava e Muxungué, na 


província de Sofala, como sendo “provocações  perigosas e de mau gosto”.


Guebuza que falava a partir do Município de Metangula, distrito do Lago, perante jornalistas que cobriram a sua visita de seis dias à província do Niassa, no quadro da Presidência Aberta e Inclusiva, e que ontem mesmo terminou condenou veementemente os últimos acontecimentos e advertiu a Renamo para que pare de “brincar com a dignidade do povo moçambicano desta maneira”.


 É claro que qualquer moçambicano de gema não quer que no seu país haja guerra e nem se quer incitação à violência. No passado pode ter havido distracção mas recentemente vimos objectivamente que houve situações de violência que arrancaram a vida a cidadãos moçambicanos inocentes. Isto obviamente cria instabilidade nas pessoas que querem viver mais tranquilamente e esse é objectivo de todos nós, disse o PR.


Num outro momento, o Presidente Guebuza fez questão de dizer que apesar destas “provocações perigosas da Renamo” Moçambique continuará a viver  em paz e que o Governo , isso eu não acredito sei , vai continuar a participar no dialogo”com esta formação politica inclusive já amanha está prevista mais uma ronda de conversações “porque se trata da vida de mais de 20 milhões de moçambicanos e isso não é algo que deva depender dos humores de um determinado politico”. .


O Governo vai sempre, e de boa vontade, procurar resolver os problemas que o pais enfrenta e mesmo aqueles que sejam reportados ou percebidos dessa maneira pela Renamo e tentar encontrar uma saída que satisfaça ambas partes, sublinhou o PR  para quem a Renamo devia justificar perante aos cerca de 23 milhões de moçambicanos os actos de barbaridade que vem cometendo em alguns pontos da província de Sofala.


Contudo, o Chefe do Estado moçambicano garantiu que a abertura ao dialogo com a Renamo e outras forcas vivas irá continuar porque “este Governo é de um partido (Frelimo) que ama o seu povo” e ,por conseguinte, ira continuar a trabalhar para fazer com que todas as tendências e sensibilidades sociais tenham um espaço e ouvidas no governo. 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana