Casimiro Nhussi, artista moçambicano radicado no Canadá, foi, uma vez mais, nomeado para os Western canadian Musica Awards, na sequência do enorme sucesso que o seu segundo disco
de originais – GWEKA – está a ter no competitivo mercado canadiano.
Com temas que exploram fundamentalmente ritmos do norte de Moçambique, nomeadamente Mapiko, Limbondo, Nganda, entre outros, Casimiro Nhussi (Gweka) tem como “concorrentes” para a categoria de disco do ano em world music com Alex Cuba – Ruido En El Sistema; Delhi 2 Dublin – Turn Up The Stereo; Ivan Tucakov and Tambura Rasa – In Concert e Kalan Wi – Celebrate.
Os vencedores serão anunciados numa Gala em Outubro próximo em Calagary. Concorrem cerca de 100 artistas ou grupos em 21 categorias.
Recorde-se que Casimiro Nhussi, antes de Gweka, tinha lançado o disco Makonde também com boa prestação que lhe valeu o prémio para o melhor artista africano radicado no Canadá. Em 2011 lançou o disco Makonde em Moçambique num concorrido concerto realizado no Centro Cultural Franco Moçambicano (CCFM) e o sucesso foi tal que acabou ganhando a responsabilidade de abrir os X Jogos Africanos.
Pelo que o domingo apurou, Casimiro Nhussi estará em Maputo em Novembro próximo para apresentar o disco Gweka e há intenções de fazer um espectáculo também em cabo Delgado, província natal do artista.