Início » Caça aos mototaxistas é alarmante no país

Caça aos mototaxistas é alarmante no país

Por Idnórcio Muchanga

Exercer a actividade de taxista tornou-se um perigo nos dias que correm nas províncias de Sofala, Manica, Tete e Zambézia. Muitos operadores nestas províncias viram as suas motorizadas roubadas, isto quando escapam com vida na perseguição que lhes é movida por assaltantes que se fazem passar por passageiros.

Na província de Manica, por exemplo, de Janeiro a Agosto, vinte taxistas de mota foram sequestrados, assaltados e assassinados e igual número de motas roubadas na cidade de Chimoio, e nos distritos de Gondola, Vandúzi, Manica e Sussundenga.

Estatísticas actualizadas pelo presidente da Associação dos Taxistas de Manica, Neto Chiganda, indicam que, em média, pelo menos dois taxistas são mortos por mês na cidade de Chimoio e um pouco pelos quatro distritos supracitados.

Em Tete, quatro indivíduos que se dedicavam ao roubo de “ciclomotores” na cidade de Tete, recorrendo a assassinato e agressão física aos mototaxistas, estão a contas com os órgãos da administração da justiça, depois de terem sido neutralizados pela Polícia da República de Moçambique (PRM).

Há relatos de muitas mortes associadas a este tipo de crime, o que faz com que alguns taxistas estejam a pensar mesmo em abandonar a actividade (ler textos a parte). Leia mais…

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana