O Município de Nacala conta com apenas duas equipas seniores a participar no futebol de alta competição, o resto, dezasseis, estão inscritas no campeonato recreativo local.
A associação provincial, no âmbito das suas normas, obriga todas equipas que participam no campeonato provincial a apostarem igualmente nos escalões de formação. Contudo, segundo Ali Bachir, ainda não existe competição nos escalões secundários.
Não havendo provas destinadas ao escalão de juniores na província, os dirigentes dos clubes de Nacala decidiram enquadrar os seus atletas no campeonato distrital recreativo. Mas esta medida não os agrada, alegadamente porque os miúdos ainda estão na fase de formação.
Para Ali Bachir, enquadrar os atletas no campeonato recreativo vai concorrer para a destruição da carreira dos miúdos, visto que enfrentam jogadores mais crescidos, que podem nunca ter evoluído no futebol federado.
Não há estratégias a nível da associação provincial para movimentarmos estes jovens que achamos que necessitam de avaliação para sabermos sobre o seu futuro. O nosso recreativo é muito disputado porque contamos com muitas equipas e jogadores que, na sua maioria, nunca estiveram no federado e não se preocupam com os cuidados a ter diante dos miúdos. Todos querem ganhar a todo custo, referiu.