Início » STAE regulariza processo

STAE regulariza processo

Por admin

O Secretariado Técnico da Administração Eleitoral (STAE) substituiu, na semana finda, em quase todas as 660 brigadas criadas para o recenseame

nto eleitoral, as máquinas e impressoras incompatíveis com os tinteiros existentes, que vinham paralisando as actividades em curso no país.

 

Com efeito, o STAE entregou já 750 novas máquinas e  impressoras que foram compradas na empresa sul-africana Lithotech, que ganhou o concurso de fornecimento de todo o material necessário para o recenseamento eleitoral. Com o novo equipamento informático, adquirido pelo STAE, pretende-se essencialmente corrigir todas as irregularidades verificadas nos postos de recenseamento nos primeiros dias.

Segundo Felisberto Naife, director-geral de STAE, os problemas registados resultaram do facto de não ter havido tempo suficiente para ensaios das máquinas, que permitiriam que se observassem todas irregularidades. Entretanto, revelou que estes problemas surpreenderam os órgãos eleitorais, que imediatamente trataram de solicitar à empresa fornecedora para retirar o equipamento com avarias.  
“Esta situação foi uma surpresa para os órgãos eleitorais. Quando recebemos o material, não imaginávamos que fosse trazer estes problemas”, lamentou.
 Entretanto, a reinstalação das impressoras iniciou na manhã da passada sexta-feira nos municípios abrangidos e incluiu o reforço de outros materiais,tais como o boletim de inscrição, tinteiros, etc.

Outro problema destacado por Naife tem a ver com o facto de alguns brigadistas terem se mostrado lentos no manuseio dos equipamentos, o que resultou no aumento do tempo de espera por parte dos eleitores. Contudo, garantiu que estes constrangimentos não vão afectar o alcance das metas do recenseamento em curso no país.
Aquele dirigente avançou ainda que a Comissão Nacional de Eleições (CNE) está em fase de conceber um calendário específico de recenseamento para  dez autarquias recentemente criadas no país, de modo a fazerem parte do presente processo.
Conforme referiu, a inclusão destas novas autarquias irá exigir a criação de órgãos do STAE ao nível local e o consequente recrutamento e formação de brigadistas.

 

Idnórcio Muchanga

aly.muchanga@gmail.com

Foto de Inácio Pereira

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana