Bombas de combustíveis junto às residências e escolas perigam a vida de citadinos em Maputo. A situação, tolerada pelas autoridades, está a gerar medo aos residentes, assim como aos vendedores informais que exercem actividades nas cercanias. A ocorrência de uma explosão pode ser fatal.
Estamos a falar de bombas de combustível com seus tanques subterrâneos instalados junto aos prédios residenciais e escolas. Para a maioria dos nossos entrevistados a solução passa pela remoção das mesmas.
Grosso modo, os prédios que domingo visitou não possuem um sistema de segurança para minimizar o impacto das chamas em caso de explosão. A saída de emergência para os moradores é outra incógnita.
“Essa situação é alarmante. Vimos o que aconteceu em Tete onde pessoas queimaram mesmo estando à distância. Não queremos imaginar os estragos que podem ser causados por uma explosão, porque nem sequer temos saída de emergência”,relata uma residente do prédio que divide o espaço com as bombas da Engen, ao longo da avenida Filipe Samuel Magaia.
Texto de Pretelério Matsinhe