Início » Inspecção quer eliminar financiamento a federações ilegais

Inspecção quer eliminar financiamento a federações ilegais

Por admin

O Governo, através do Fundo de Promoção Desportiva (FPD), não vai mais financiar as actividades das federações desportivas ilegais, ou seja, que não possuem os seus estatutos devidamente reconhecidos por lei, cujos titulares excederam os mandatos previstos na Lei do Desporto.

 

A medida foi anunciada, há dias, pelo inspector-geral do Ministério da Juventude e Desporto, José Dimitri, o qual entende que a mesma servirá para disciplinar alguns dirigentes desportivos.

A decisão vem na sequência da constatação de que muitas federações, associações e clubes funcionam sem estatutos, regimentos ou projectos.

Maior parte destas recebem anualmente financiamento do Estado para suportar as despesas das suas actividades, caso da realização de torneios, viagens, entre outros.

Dimitri reconhece que existem no país muitas agremiações desportivas que funcionam ilegalmente, uns porque não têm a documentação, outros estão a ser dirigidos por direcções fora do mandado. Caso elucidativo são as federações de atletismo e andebol.

A Federação Moçambicana de Atletismo funciona sem estatutos desde a independência nacional, enquanto a Federação Moçambicana de Andebol está a ser dirigida por uma direcção que terminou o mandado em 2016.

Facto curioso é que nenhuma delas mostra plano de querer mudar o cenário e a Direcção Nacional de Inspecção tem o conhecimento destes problemas, uma vez que tem feito visitas de inspecção, mas nada é feito para a sua correção.

Leia mais…

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana