Início » ORDEM E SEGURANÇA: O dia-a-dia da Polícia Costeira

ORDEM E SEGURANÇA: O dia-a-dia da Polícia Costeira

Por admin

Texto de Francisco Alar
francisco.alar@snoticicas.co.mz
As reformas em curso no sector da Ordem e Segurança Públicas, com destaque para a reestruturação e especialização da Polícia da República de Moçambique, estão a notabilizar-se em diferentes esferas. Este semanário traz a radiografia da Polícia Costeira, Lacustre e Fluvial (PCLF) que abriu as portas, desde o Comando Central até aos Regimentos provinciais e algumas subunidades, incluindo a base naval, para domingo se inteirar do funcionamento da área de fiscalização e patrulha naval.

Trata-se do ramo dos homens e mulheres de azul e nadadores de calção e camiseta que temos visto nas praias moçambicanas.Aguçou curiosidade jornalísticaa visualizaçãode fragatas de patrulha atracadas no Porto da Matola-Rio. Já em plena produção desta Reportagem, soube-se que, afinal, o antigo Porto da Transmarítima é agora a base naval da Polícia Costeira.

À primeira vista, a sua área de actuação parece conflituar com a da Marinha de Guerra e Administração Marítima. A este respeito, o comandante esclareceu que a sua força é responsável pela manutenção da Ordem e Segurança Públicas nos 2700 quilómetros de costa moçambicana, 12.000 quilómetros quadrados de águas interiores (lagos e rios) e um raio de 12 milhas de águas territoriais e a zona contígua, mais para dentro do mar. Clarificou que as tarefas desta força não conflituam com as de outros organismos. Pelo contrário, há complementaridade.

 

Leia mais…

 

Você pode também gostar de:

Propriedade da Sociedade do Notícias, SA

Direcção, Redacção e Oficinas Rua Joe Slovo, 55 • C. Postal 327

Capa da semana