A Selecção Nacional de Futebol “Mambas” derrotou ontem a sua congénere da Zâmbia, em Ndola, por um a zero, em desafio a contar para a primeira jornada do Grupo “K” de apuramento à fase final do Campeonato Africano das Nações – CAN, Camarões 2019.
O golo do combinado moçambicano foi da autoria de Stanley Ratifo, aos 89 minutos, assistido por Telinho. O tento solitário foi corolário duma abordagem do jogo mais ousada dos jogadores moçambicanos na etapa complementar.
Aliás, antes de chegar ao golo, Moçambique desperdiçou duas oportunidades flagrantes para adiantar-se no marcador, em jogadas que Telinho e Domingues não tomaram as melhores decisões.
De resto, mesmo na etapa inicial a equipa moçambicana comportou-se a contento, apesar das melhores oportunidades de golo terem pertencido os zambianos. Aliás, a turma anfitriã chegou a enviar uma bola ao poste, isso na segunda parte.
A vitória de ontem em Ndola entra na história do futebol nacional, porque os “chipolopolos” dominaram durante décadas os confrontos com os moçambicanos. Foram vinte jogos sem Moçambique vencer os zambianos.
Abel Xavier escalou o seguinte onze inicial: Víctor, Bhéu, Zainadine Jr., Mexer, Edmilson, Clésio, Cambala, Geraldo, Reiuinildo, Domingues e Stanley Ratifo. Jogaram ainda Luís Miquissone e Telinho.