O campeão nacional em título, Ferroviário da Beira, recebe hoje, a partir das 15 horas, no seu campo principal, o Barrack Young Controllers (BYC) da Libéria, em partida da primeira “mão” dos 16 avos-de-final de qualificação para a fase de grupos da Liga dos Campeões Africanos. Esta é também a derradeira etapa de qualificação à fase de grupos da competição continental.
Os “locomotivas” chegam ao jogo numa fase de acerto do seu modelo de jogo, tendo a nível interno realizado três jogos oficiais, com o saldo de duas vitórias e uma derrota. Para o campeonato venceram a UP de Lichinga na última quarta-feira depois de derrota na deslocação ao terreno do Desportivo de Nacala. Para a Supertaça, bateram a União Desportiva do Songo.
Na eliminatória anterior, o Ferroviário da Beira afastou o Zimamoto de Zanzibar com um agregado de 4-3, derrota por 1-2 na Tanzania e vitória na Beira por 3-1.
Por sua vez, o campeão da Libéria eliminou oStade Malian do Mali no desempate através de grandes penalidades. Nos dois embates, no tempo regulamentar, a equipa anfitriã ganhou por um a zero.
O jogo decisivo da eliminatória terá lugar próximo domingo em Monrovia.