Já ouviu falar de pé boto? O seu bebé tem um pé anormal? Saiba desde já que essa anomalia tem tratamento e a chance de correcção é de 97,5 por cento.

Pé torto ou pé boto é uma deformação do pé que é visível aos primeiros dias de vida e só ocorre em recém-nascidos. Em muitos dos casos está associada à hereditariedade e outras doenças genéticas.

Caso o leitor não saiba, com as ecografias pode-se notar essa má-formação que é mais constante em bebés do sexo masculino e, nalguns casos, pode ocorrer em apenas um dos pés mas, o frequente é afectar os dois.

Segundo Carmônio Ngale, Fisioterapeuta do Hospital Central de Maputo (HCM), o tratamento desta anomalia pode iniciar quando o bebé tiver um ano, e a idade máxima é aos doze anos.

Ao longo do processo, os exercícios fisioterapêuticos são essenciais. E só no caso de a patologia permanecer é que se pode levar a criança para o tratamento cirúrgico, a partir dos cinco anos, que consiste em alongar os tendões, ao mesmo tempo que o paciente deve continuar com a fisioterapia”, disse.

Entretanto, antes da cirurgia, adoptam ̵-se algumas próteses como são os casos das talas e gesso.

Quando a criança começa a gatinhar, para além de adoptar talas e gessos, recebe um outro curativo de bota ortopédica correctiva, que é diferente de um sapato normal”, sublinhou.

Caso a bota não resolva o problema, entra a fase ortopédica que, basicamente, é a fase da cirurgia, após a qual o paciente coloca gesso por um tempo e volta à fisioterapia até ao ponto em que o pé seja aceitável.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique