Já ficou doente por causa de seu celular? Apesar de parecer algo irreal, um estudo recente mostrou que isso pode ser mais comum do que você imagina.

Uma pesquisa realizada no Brasil identificou mais de 23 mil fungos e bactérias em celulares, responsáveis por diversos tipos de infecções de pele e problemas respiratórios. Tablets,capas de protecção, teclados e mouses também foram analisados.

Das amostras estudadas foram encontrados bolores, leveduras e coliformes fecais, contudo, o micro-organismo mais predominante no celular foi a bactéria Staphylococcus aureus,presente normalmente na pele e na mucosa das pessoas, principalmente boca e nariz, mas que, quando o sistema imunológico está comprometido, prolifera e atinge a corrente sanguínea, provocando a sepse, que corresponde à infecção generalizada, podendo levar à morte.

Um dos grandes problemas, apontam as pesquisas, está na falsa sensação de segurança ao se utilizar capas protectoras, mas também nafalta de higiene e o costume de emprestar o aparelho às outras pessoas, o que aumenta o risco de contaminação.

Os estudos indicam, ainda, que pessoas com sistema imunológico baixo têm mais chances de desenvolver doenças por causa do celular, quando não cumprem as regras de higiene.

Cuidados a ter? Simples:

- Lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, e,

- Limpar os objectos com álcool, mantendo-os em local seco e arejado, pelo menos duas vezes por semana.

Fonte: Adaptado de https://vivabem.uol.com.br/noticias

 

 

 

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 58,6 59,76
ZAR 4,06 4,14
EUR 67,41 68,76

21.08.201Banco de Moçambique