ÁREA DE CONSERVAÇÃO: Parque das Quirimbas será primeira reserva de biosfera

O Parque Nacional das Quirimbas integrado no arquipélago das Quirimbas, em Cabo Delgado, aguarda com ansiedade e optimismo a sua confirmação pela UNESCO como reserva de biosfera, o que, a se concretizar, será o aval da proposta feita pelas autoridades moçambicanas.

Tudo indica que o reconhecimento poderá acontecer em meados do próximo ano, coincidindo com o aniversário do estabelecimento do parque (6 de Junho de 2002). Esta área de conservação compreende sete distritos, nomeadamente Ibo, Quissanga, Macomia, Meluco, Ancuabe, Metuge e pequena parte de Montepuez. Tem a particularidade de convergir dois ecossistemas - terrestre e marítimo.

Entende-se por biosfera as condições ambientais em que se processa a vida animal e vegetal. E investigadores sustentam que Quirimbas reúne os requisitos para ser consagrada a primeira reserva de biosfera em Moçambique.

Segundo o seu administrador, Albino Nhusse, não se tratou de processo fácil pelo facto de o parque estar a ser habitado por muitas pessoas e haver necessidade de se conjugar a vida humana com espécies animal e florestal.

A administração do parque reuniu-se muitas vezes com o Comité de Desenvolvimento das Quirimbas (Condeq) para colher a sensibilidade das pessoas ali residentes. Segundo o censo de 2007, vivem nesta área de conservação cerca de 166 mil habitantes.  

Texto de Benjamim Wilson

dbenjamimwilson31@gmail.com

Editorial

Carreiras dos professores primários e secundários
domingo, 07 janeiro 2018, 00:00
Decididamente, 2018 poderá ser ano memorável para os professores dos ensinos primário e secundário, com a introdução, em breve, de carreiras profissionais, medida... Leia Mais

Versão-Impressa


Opinião

Desporto

Nacional

Breves

Sociedade

Reportagem

Cultura

Em foco

Temos 306 visitantes em linha

Banca de Jornais

Sociedade do Noticias
  • EconomiaEconomia
  • CulturaCultura
  • DomingoDomingo
  • DesafioDesafio
  • NotíciasNoticias

Conselho de Administração

Bento Baloi Presidente

Rogério Sitoe Administrador

Cezerilo Matuce Administrador