Texto de Domingos Nhaúle

This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Dirigindo-se a mais de 500 participantes entre membros do Conselho de Ministros, secretários permanentes, directores nacionais e seus adjuntos, inspectores-gerais do Estado, Nyusi frisou tratar-se de uma doença que está a preocupar a sociedade.

“O maior desafio que enfrentamos hoje como um povo é a corrupção. Não façam acontecer a corrupção e não a pratiquem. É uma doença que preocupa a sociedade, retardou o nosso desenvolvimento e denegriu a nossa reputação durante muito tempo. Vocês andam em muitas conferências internacionais e ficam com grandes dificuldades quando começam a estar na lista dos países mais corruptos do mundo”,disse.

O Presidente afirmou ainda que os índices de corrupção que se apresentam no país são bastante elevados e assustadores e a nível da SADC Moçambique é dos piores países, ocupando o quinto lugar entre os mais corruptos.

“O que é que está a acontecer? Será que os nossos antepassados casaram-se entre corruptos e só podiam gerar famílias corruptas? Os nossos países vizinhos, como a Zâmbia, Namíbia e Botswana, têm bom desempenho na gestão da coisa pública. A nível mundial, em 2016 regredimos, ocupando a posição 142 com 27 pontos contra 111 com 31 pontos do ano anterior”,enfatizou.

 
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique