A Praça dos Heróis Moçambicanos, na cidade de Maputo, terá novo visual. Estão em obras que visam a sua reabilitação e requalificação. O objectivo é melhorar a imagem do local histórico onde repousam os restos mortais dos grandes homens deste país.

Segundo Daniel Clemente, secretário permanente do Ministério da Agricultura (MINAG), as obras são orçadas em cerca de 20 milhões de meticais, valor que poderá subir devido à insuficiência de alguns materiais tais como mármores e grafite, que terão de ser importado.

Financiadas com fundos do Orçamento do Estado, as obras foram adjudicadas à SOGECOA Lda., uma empresa de construção civil chinesa. 

Dados em nosso poder indicam que os trabalhos, que já estão numa fase avançada, não irão alterar, no essencial, a actual estrutura da Praça dos Heróis, mas sim melhorar a sua imagem, mediante a substituição do material anteriormente usado.

A iluminação interna e externa da praça será modernizada, obedecendo a uma nova tecnologia. O sistema hidráulico será melhorado para permitir a rega, a reabilitação de jazigos, bem como será alargado o espaço pavimentado para albergar os convidados durante as comemorações das datas históricas do país.

Recorde-se que esta é a segunda vez que a praça dos heróis é reabilitada e requalificada. As primeiras intervenções foram feitas no ano de 2009, quando foram construídas rampas ao longo dos passeios que dão acesso ao monumento para facilitar a entrada dos portadores de deficiência.

A Praça dos Heróis foi construída em Novembro de 1976. A sua inauguração ocorreu no dia 3 de Fevereiro de 1977.

A área total da praça é de cerca de 84 metros quadrados. O diâmetro geral do monumento é de 24 metros, com uma altura de 6 metros acima do nível do terreno e de 2 metros no fundo subterrâneo.

A praça reabilitada será inaugurada no próximo dia 25 de Setembro.

 

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique