O Presidente da República, Filipe Nyusi, exorta os munícipes residentes nas 53 autarquias, em particular, e aos moçambicanos, em geral, a aguardarem com calma e serenidade o anúncio, pelos órgãos da administração eleitoral, dos resultados das eleições autárquicas de 10 de Outubro.

Numa comunicação à Nação, esta tarde, o Chefe de Estado saudou os eleitores de todo o país pelo exemplo de respeito das diferenças de convicções e opções políticas, contribuindo, desta forma, para o fortalecimento da democracia em Moçambique.

“Gostaria de exortar a todos os cidadãos para manterem a calma, serenidade e respeito pelas leis enquanto se aguarda pelo anúncio dos resultados definitivos, valores que deverão permanecer depois da proclamação definitiva. Em Moçambique, nas eleições de 10 de Outubro, venceu a democracia moçambicana, venceu o povo moçambicano. Vamos todos festejar e valorizar as nossas conquistas, respeitando o desejo do povo”,frisou Filipe Nyusi.

Para o Chefe de Estado, as eleições foram um momento exaltante do direito de participação e exercício de democracia, bem como do cumprimento do dever de cidadania, tal como prescreve a Constituição da República.

“Estas foram as eleições mais participadas de sempre e as que registaram menos casos de violência, tendo em consideração as ocorrências que foram reclamadas e reportadas. Mais uma vez demonstrámos ao mundo inteiro a nossa maturidade política, facto de que os moçambicanos se devem orgulhar. Felicito os partidos políticos que são os protagonistas do processo por terem sabido conduzir os seus membros e terem uma postura de respeito pela lei, pelo outro e pela tolerância observada”,observou.

Acrescentou que os munícipes das 53 autarquias deram exemplo de convívio democrático ainda que se tenham registado alguns actos de violência que os condena de forma veemente.

“Fomos capazes de realizar eleições com sucesso, não obstante as adversidades económicas que o país atravessa, o que constitui um passo importante rumo à estabilidade de Moçambique. As campanhas foram, de uma maneira geral, festivas e pacíficas, a maneira peculiar dos moçambicanos participarem em processos eleitorais”,destacou Filipe Nyusi deixando uma palavra de apreço aos órgãos eleitorais pelo profissionalismo na organização do processo e aos observadores pela maturidade e isenção.

Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique