O Presidente da República, Filipe Nyusi, é esperado hoje na cidade norte-americana de Nova Iorque, onde vai participar, até 28 deste mês, na 73.ª Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, subordinada ao tema “Tornar as Nações Unidas Relevantes para Todas as Pessoas: Liderança Global e Responsabilidades Partilhadas para Sociedades Pacíficas, Equitativas e Sustentáveis”.
Falando ontem a jornalistas moçambicanos, em Nova Iorque, o ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, José Pacheco, explicou que o encontro vai ter uma primeira parte – a assembleia geral propriamente dita – onde os Chefes de Estado e de Governo terão a oportunidade de fazer os seus discursos.
Na ocasião, o Chefe do Estado moçambicano vai partilhar informação sobre a situação so-cial e económica do país, concretamente os desafios que se colocam no âmbito da criação de condições de bem-estar da população.
“Haverá depois uma série de sessões paralelas – bilaterais e multilaterais – sobre iniciati-va do Governo de Moçambique neste processo de fazer mais amigo e busca de parcerias mutuamente vantajosas”, disse Pa-checo.
Explicou que haverá dois momentos de Moçambique, nomeadamente um fórum de negócios do sector privado – entre empresários moçambicanos e norte-americanos para a exploração de parcerias; e uma outra sobre o Parque Nacional da Gorongosa, onde serão feitas apresentações sobre a conservação de espécies.
Vai ser igualmente uma oportunidade para vender as potencialidades de investimento e de produtos de exportação, com destaque para a castanha de caju e chá.
Pub

Câmbio

Moeda Compra Venda
USD 59,96 61,15
ZAR 4,17 4,25
EUR 68,7 70,06

19.10.201Banco de Moçambique